Motumbá queridos(as) amigos(as) e irmãos(ãs).
Durante esta semana iremos nos aprofundar de forma bem consciente sobre um tema que vivenciamos dia-a-dia seja no serviço, em casa, na religião. Enfim em todos os lugares em que vivemos e passamos estamos dentro desta realidade inclusive em nossa rua, em nosso bairro, em nosso município, em nosso Estado, e até por que não dizer no País e no Mundo.
Mas infelizmente muitas vezes não sabemos de fato o que vem a ser ou representar ou ainda significar a palavra COMUNIDADE. Pois se formos de fato acompanhar as postagens desta semana iremos ver que esta simples palavra engloba não somente a parte física em si. Mas cultural, geral e que possui regras.
Nesta singela introdução vou oferecer a todos vocês alguns vídeos explicativos sobre este tema. Vídeos estes que abrangem não somente a realidade do Candomblé ou da Umbanda como já sabemos se tratar de um site de cunho religioso africanista. Mas alguns deles com conteúdo católico também e até protestante pois nosso BLOG também é visitado e muito bem visitado por pessoas adeptas a estas duas realidades religiosas e bem participativos e questionadores. Mas que alguns até já se tornaram grandes amigos.
Para entendermos melhor o tema a ser abordado durante toda esta semana vamos acompanhar este primeiro vídeo que nos mostra em forma de debate o que vem a ser de fato a COMUNIDADE e com assuntos bem atuais.
Como vimos neste simples debate destes jovens, percebemos que o assunto vai muito mais além do que simplesmente explanar o tema. Mas bem como viver e obedecer até regras. Regras estas chamadas muitas vezes de REGRAS DE VIDA.
Determinadas comunidades de vida religiosa como Canção Nova, Shalon, Aliança de Misericórdia, que possuem sua tradição, regras de vida, doutrina, formações e outros tipos de serviços são de realidade Católica. Mas todas em geral possuem uma coisa em comum: A VOCAÇÃO.
Uma realidade que para se adentrar numa delas e vir até a ser membro componente delas, existe um período chamado de NOVICIADO. Nós do Candomblé, por incrível que pareça temos também a vivência desta realidade. É exatamente o período em toda pessoa a adentrar no âmbito do CANDOMBLÉ é chamado de ABIAN, ou seja, noviço. Vejamos isto bem claro neste vídeo da COMUNIDADE SHALON:
Percebemos que toda a necessidade para se adentrar numa Comunidade seja ela qual for sua origem, possui de fato um período de adaptação. Período este que serve justamente para se discernir se de fato somos ou não chamados a viver a realidade daquela COMUNDIDADE em questão. Período este em que vivemos na nossa realidade seja ela do CANDOMBLÉ ou da UMBANDA. Onde buscamos encontrar a casa certa, o ambiente certo para nos adaptar e seguir ali suas regras, obrigações e funções.
Como vimos neste vídeo ocorre a divisão da COMUNIDADE DO CANDOMBLÉ em NAÇÕES. As quais podem até ser dignamente ser chamadas de TRIBOS ou FAMÍLIAS.
Mas todas elas em comum acordo que nasce em sua naturalidade. Possuem tipos de serviços voltados a COMUNIDADE que os abrange em geral. Muitas vezes em cunho que envolve a CARIDADE, a BONDADE e a FRATERNIDADE, junto ao povo mais carente.
Desta forma meus (minhas) amados (as) amigos (as). Percebemos que o assunto em questão COMUNIDADE é muito mais abrangente do que podemos imaginar. Tão profundo que podemos ter CASAS abertas, podemos estar enfrentando certos problemas como discórdias, fofocas. Que muitas vezes chegam a atrapalhar o andamento de um todo. Mas que se elas existem é por que de fato AS REGRAS DE VIDA DA CASA OU COMUNIDADE EM QUESTÃO não estão sendo respeitadas. Ou muito menos foram elas implantadas. Esta é a oportunidade de analisar esta realidade.
Espero que esta pequena introdução do tema, já possa ter mostrado que vamos nos adentrar de fato num assunto vasto e complexo. Axé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.