Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ.
Como vimos nas postagens de ontem, nosso membro da EQUIPE OLHOS DE OXALÁ, ARTHUR T' OXAGUIÃN, explicou sabiamente, tudo que nosso BLOG tem passado para que melhor pudéssemos chegar até você, de forma clara e objetiva.
Além do porquê, uma de nossas metas é não somente levar palavras reais sobre nossa fé, mas acima de tudo sobre os ORIXÁS.
Não posso é claro, deixar que uma realidade real em nossos dias e nas inúmeras casas abertas (ILÊ ASÉS - na realidade CANDOMBLÉ), bem como vários terreiros (CASAS DE SANTO - na realidade UMBANDA), seja esqueçida. Estou me referindo que cada casa é uma casa. Uma frase bem conhecida no meio do povo do CANDOMBLÉ, bem como na UMBANDA SAGRADA.
Não vou negar que, particularmente eu não concordo com esta frase. Mas respeito. Afinal de contas no meu ponto de vista, se casas provenientes de uma raíz de Asé, deveriam de fato todos falar a mesma língua. Mas não podemos deixar de respeitar uma simples questão que também ouvimos: "Na casa dos meus pais, sou EGBOMI, YAWÔ, enfins.. mas na minha casa sou rei."
De fato uma realidade que não deixa também de ser uma contradição.
Mas o que tem esta colocação com o ORIXÁ LOGUN-EDÉ, que estamos estudando nas COLETÂNEAS LOGUN-EDÉ? Bom posso dizer tudo haver.
Bem sabemos que a línguagem é única. Mas em se tratando de LOGUN-EDÉ, como bem colocamos anteriormente, vemos que este é SENHOR DAS CONTRAVERSÕES.
Já vimos em várias casas, a existência somente de um filho deste ORIXÁ META, LOGUN-EDÉ, mas também já vimos outra regra que acontece a existência de mais um filho do mesmo ORIXÁ. A única diferença é respeitar-se os devidos SETE ANOS do primeiro filho(a), para depois iniciar-se outro no mesmo ILÊ ASÉ.
Já vimos outros dizerem sobre a existência de várias QUALIDADES deste ORIXÁ, como por sua vez, já ouvimos que isto não ocorre. Por se tratar de um filho único. Mas deixamos claro que tudo que se refere à qualidades no meu ponto, particular, de vista, não é tão importante assim. Pois qualidades, não indicam ORIXÁS diferentes, mas sim CAMINHOS.
Desta forma, meus (minhas) amados (as), desejo de coração que esta nova etapa que nos dedicamos a falar sobre LOGUN-EDÉ, seja de fato proveitosa para todos que estão nos acompanhando: seja diariamente, esporadicamente. Pois o que nos preocupamos aqui é levar até você o que serve para o crescimento no geral.
Muito obrigado pela atenção, Ogum bo si fuó. E não deixem de mandar comentários ou até sugestões ou temas para novas postagens.