Esta postagem fazia parte do corpo deste BLOG, antes de sua nova estrutura. Sendo também uma das mais visualizadas antigamente, volto a postar como parte integrante da seqüência de nossos assuntos sobre este ORIXÁ em questão.
De incorporação rápida e compactada ao chão, não rodam. Com suas consultas diretas, geralmente gostam de trabalhos de ajuda profissional. Os seus passes são na maioria das vezes para doar força física, para dar ânimo.
Linha de Ogum
A vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, o mediador de choques consequentes do karma. É a linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vida. É a divindade que, no sentido místico, protege os guerreiros. Os Caboclos de Ogum gostam de andar de um lado para outro e falam de maneira forte, vibrante e em suas atitudes demonstram vivacidade. Suas preces cantadas traduzem invocações para a luta da fé, demandas, batalhas, etc.
CABOCLO ROMPE FERRO
FALANGEIROS DE OGUM NA UMBANDA
OGUM BEIRA-MAR: TRABALHA EM SINTONIA COM IEMANJÁ
OGUM MEGÊ: TRABALHA NA LINHA DAS ALMAS
OGUM DE RONDA OU NARUÊ: TRABALHA EM SINTONIA COM EXÚ
OGUM MATINATA: TRABALHA EM SINTONIA COM OXALÁ
OGUM DE LÊ: TRABALHA EM SINTONIA COM XANGÔ
OGUM IARA: TRABALHA EM SINTONIA COM OXUM
OGUM ROMPE-MATO: TRABALHA EM SINTONIA COM OXÓSSI
ALGUNS CABOCLOS DE OGUM
SETE ESPADAS, SETE MATAS, SETE ONDAS, SETE LANÇAS, AKUAN, ÁGUIA BRANCA, ÁGUIA DOURADA, ÁGUIA SOLITÁRIA, PENA VERMELHA, CABOCLO DA MATA, ROMPE NUVEM, ROMPE FERRO, ROMPE AÇO, TABAJARA, ICARAÍ, TAMOIO, ROMPE MATA, UBIRAJARA.