EJÁ
Material Necessário: Peixe de Qualidade Vermelho Azeite Doce Camarão Seco Socado Cebola Ralada.
Maneira de Fazer:
Cozinha-se o peixe em refogado de azeite Doce com camarão seco socado e cebola.DIBÓ
Material Necessário: Canjica Cozida Azeite Doce Camarão Seco Socado Cebola Ralada.
Maneira de Fazer:
Cozinha-se a canjica, tempera-se com azeite doce, camarão seco socado e cebola ralada.Ebôya
Material necessário
Canjica Branca
Cebola ralada
Camarão Fresco
Camarão Seco (opcional)
Azeite Doce
Modo de Preparo
Cozinhe a canjica e retire do fogo em ponto de total cozimento, pois para essa receita a canjica deverá estar ao dente, porém inteira, sem se desmanchar.
Após isso, refogue o azeite doce com a cebola ralada, sem que a cebola não escureça, pois o Ebôya é um prato de aparência clara, devido a própria canjica. Após a cebola estar semi-dourada, despeje os camarões limpos e deixe-os corar até atingir um tom de cor avermelhado.
Junte a canjica cozida a esse refogado de cebola e camarão; misture bem e o prato estará pronto para servir.Ao invés de utilizar o sal, utilizado somente em casas de keto, adicione camarão-seco em pequena porção.
Observação: De preferência, lave a canjica e deixe-a de molho na água um dia anterior ao preparo do Ebôya.
Dicas: Para dar mais gosto de camarão a canjica – Ao descascar os camarões frescos, reserve a casca sem a cabeça e passe-as no liquidificador ou na centrífuga com um pouco de água. Peneire a casca triturada, e com esse caldo do camarão deixe a canjica de molho, dentro da geladeira, um dia anterior ao preparo do Ebôya.
O sabor do prato fica outro, pode apostar!!!Referências
Cossard, Giselle Omindarewá, Awô, O mistério dos Orixás. Editora Pallas. Página 107.MOQUECA DE SIRI
1 – INGREDIENTES
- 200 g de carne de siri
- Cebola, tomate, coentro, e sal a gosto
- Suco de 1 limão
- Azeite de dendê
- ½ xícara de leite de coco
- Farinha de mandioca para o pirão
2 – MODO DE PREPARO
- Refogar os temperos no azeite de dendê;
- Acrescentar o suco de limão;
- Juntar o siri e cozinhar;
- No fim, juntar o leite de coco e apurar o caldo;
Cuscuz de Yemanjá
1 – INGREDIENTES
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes alho amassados
- 4 tomates picados
- Azeite de oliva
- 1 lata de sardinha (limpar a sardinha se preferir)
- Temperos a gosto (salsinha, cebolinha, pimenta vermelha e o que mais desejar)
- 1 ovo cozido em rodelas
- 1 vidro de palmito
- 1 lata de milho em conserva
- 1 lata de ervilha em conserva
- 1½ xícara de farinha de milho em flocos
Para Decorar
- 1 ovo cozido em rodelas
- Azeitonas sem caroço
- E o que mais desejar (pedaços de sardinha, camarão, etc)
2 – MODO DE PREPARO
- Refogar a cebola e o alho no azeite de oliva;
- Acrescentar o tomate e depois a sardinha, mexer;
- Acrescentar 3 copos grandes de água e levar a fervura;
- Acrescentar os temperos a gosto, 1 ovo cozido em rodelas, o palmito, a ervilha e o milho;
- Misturar bem e acrescentar lentamente 1½ xicara de farinha de milho em flocos;
- Mexer bem sem parar até soltar da panela;
- Untar uma forma com azeite de oliva;
- No fundo e nas laterais da forma espalhar os ingredientes da decoração;
- Transferir a massa do cuscuz para a forma já untada e decorada, pressionando para compactar a massa;
Siri para Iemanjá ?
ResponderExcluirPelo amor de Deus, só pode ser brincadeira...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK...RINDO MUITO COM VC ANÔNIMO! RSRSRSR
ExcluirQue maluquice Siri ?
ExcluirQuizila certa.
o que é sonha com um prato de arroz amarelo com camarão
ExcluirSiri e Caranguejo não são a mesma coisa mores
ExcluirPor isso nossa religião esta essa palhaçada neh, Comida de Yemanja não vão jamais peixes muito menos frutos do mar !!!
ExcluirNa África Yemanjá e um rio.
ExcluirVá estudar .pergunte o resultado que deu na vida de quem fez depois aponte o dedo para o axé dos demais.
Sardinha para Iemanjá ?
ResponderExcluirMeu querido, siri e sardinha são ewo para todos os Orixás. Não existe comida de Orixá que leve esses elementos. Sardinha frita é utilizada na Umbanda para falange de malandro, e só.
Pare de escrever bobagens e procure se apurar mais.
KKKKKKKKKKKKKKKK TÁ MUITO ENGRAÇADO ESSE PAPO! TB NUNCA VI....
ExcluirIsso mesmo
ExcluirIsso mesmo anónimo! Jamais devemos oferecer siri para Iemanjá.seria o mesmo que oferecer manga espada a Ogum, aguardente e dendê a Oxalá. Mas, atualmente vemos de tudo, até festa de pombogira dentro da piscina.
ExcluirÉ por essas e outras que o nosso sincretismo está descrente há mais espetáculo na maioria das casas que trabalho espiritual de fato.
Axé meu irmão.
Anônimo, é bom percebr que ainda existe gente séria como você. Servir sardinha para a dona de todas às cabeças é mesmo um absurdo!
ResponderExcluirGente o que fazer? Eu to começando uns dizem uma coisa outros dizem outra. Poxa estou perdida. Alguém pode falar a verdade as comidas verdadeiras dos orixás?
ResponderExcluirQUERIDA...SE VC TÁ COMEÇANDO PERGUNTE AO SEU ZELADOR OU ZELADORA..NUNCA OFEREÇA SIRI...CARANGUEJO...SARDINHA...OVO FRITO...ABÓBORA...SÃO COMIDAS Q TRAZEM KIZILA PRO INKISSE...ORISÀ...VODUM E ETC...
ExcluirO que é quizila para uns não é quizila para outros.Já que falam tanto sobre caranguejo, sardinha ovo e abóbora são quizilas, apresentem os motivos . Assim como nenhum ser humano é igual ao outro, o orixá também não é.A comida é um agrado que é feito, uma troca de energia. Agora, deixo a palavra para os grandes conhecedores. E dona rainha antes de falar de inkisses, por favor procure conhecer os fundamentos do Angola.
ExcluirIrmaos, menos por favor... nossa religiao já é tao perseguida, incompreendida, atacada. Penso que nossa Mae das águas é tao amorosa que se um filho(a) quiser oferendar com sardinha ela aceitará, se for entregue com fé e amor. Lembremos que cada casa tem suas panelas, entao cada qual que mexa como for capaz ou aprendeu. Fundamentos existem, mas nunca vi uma cartilha da Umbanda ou do Candomblé, pois os antigos iam passando os segredos boca-a-boca aos adeptos e o que para uns parece errado, para outros é certo. Alias, quem tem axé... tem! vamos parar de xoxar a casa do outro, dexiem de ser tao críticos se quiserem que as religios afro sobrevivam! Asé.
ResponderExcluirQue pena que VC está anônimo irmão q escreveu em 25/12/2015. Concordo com VC. Realmente devemos o máximo possivel preservar as tradições, mas nem sempre é possível. O pargo/ vermelho p ex n é peixe de todas as regiões. Saiamos do nosso umbigo e percebamos q orisa é maior que nossa vã filosofia e no caso de uma crítica, mais auxiliar no entendimento do que humilhar, está perto do orisa. Cada casa, cada tempo, cada necessidade traz mudanças. Não ofereço sardinha ou siri p mãe, mas se um dia só tiver isso talvez o faça e ela como boa mãe q é com certeza entenderá. Ou posso optar em no lugar de comida oferecer uma reza. Oferenda não é só comidas e coisas materiais. Isso são símbolos. Àse a todos! Q 2016 traga mais tolerância e compreensão aos nossos corações. Ao dono do Blog, no entanto, pesquisas são sempre bem vindas realmente. No candomblé tudo tem um porque.;) unre
ExcluirQue pena que VC está anônimo irmão q escreveu em 25/12/2015. Concordo com VC. Realmente devemos o máximo possivel preservar as tradições, mas nem sempre é possível. O pargo/ vermelho p ex n é peixe de todas as regiões. Saiamos do nosso umbigo e percebamos q orisa é maior que nossa vã filosofia e no caso de uma crítica, mais auxiliar no entendimento do que humilhar, está perto do orisa. Cada casa, cada tempo, cada necessidade traz mudanças. Não ofereço sardinha ou siri p mãe, mas se um dia só tiver isso talvez o faça e ela como boa mãe q é com certeza entenderá. Ou posso optar em no lugar de comida oferecer uma reza. Oferenda não é só comidas e coisas materiais. Isso são símbolos. Àse a todos! Q 2016 traga mais tolerância e compreensão aos nossos corações. Ao dono do Blog, no entanto, pesquisas são sempre bem vindas realmente. No candomblé tudo tem um porque.;) unre
ExcluirAmei as duas respostas acima... quem realmente conhece a religião so poderia postar isso... ouvi há muitos anos ou seja quando iniciei na Querida Umbanda - que, palavras de João de Alcantara Guimarães "João Caveira" que toda oferenda feita com Amor e de coração não precisa seguir um ritual a menos q seja um iniciado e sabe como deve ser feito... aos leigos importa o Amor...
ExcluirAmei as duas respostas acima... quem realmente conhece a religião so poderia postar isso... ouvi há muitos anos ou seja quando iniciei na Querida Umbanda - que, palavras de João de Alcantara Guimarães "João Caveira" que toda oferenda feita com Amor e de coração não precisa seguir um ritual a menos q seja um iniciado e sabe como deve ser feito... aos leigos importa o Amor...
ExcluirAGÔ...+ FUNDAMENTO NÃO É SINÔNIMO DE COLHER DE PAU...Q CADA UM MEXE COMO QUER...FUNDAMENTO É FUNDAMENTO...E EU NÃO POSSO ACEITAR QUE DENIGREM O CULTO...TÁ ERRADO...NÃO SE SERVE SARDINHA PRA ORISÀ...NEM SIRI...NEM CARANGUEJO...E ETC...AÍ QUEM ESTÁ FALTANDO COM RESPEITO É QUEM AFIRMA TAL COISA...MUKUIU!
ExcluirGente, pelo amor de deus. É muito sério abrir um blog dizer do ensinar comida sagrada de orixa e colocar na receita siri e sardinha, pois todo mundo que é do santo sabe que são alimentos de extrema quizila para o Santo. Isso é sim muito grave. Só se escreve uma coisa tão seria como comida de orixa com muita certeza do que está se fazendo.
ExcluirSardinha.. Pqp
ResponderExcluirPrimeiramente motumba motumbaxe a todos, em segundo amados, precisamos nos atentar mesmo é na questão ambiental, boa parte das espécies de siri e caranguejo são pegas e tiradas ilegalmente do seu habitat natural, pelo fato de estarem ameaçados de extinção. Infelizmente as pessoas só vê a questão de fundamento mas não olha a necessidade de preservar esses animais que também fazem parte dos orixás, acho que deveríamos ter mais respeito com a natureza, não faz sentido algum cultuar um orixá e ao mesmo tempo destrui-lo, já que são pontos de força da natureza.Axé a todos.
ResponderExcluirMOTUMBASÈ! PRESERVAÇÃO NÃO TEM NADA A VER COM OFERTAS...AGÔ...+ UM DESAVISADO Q APRENDER ISSO AQUI E OFERECER SARDINHA PRA YEMANJÁ...VAI SE ENFRENTAR UMA KISILA...SE NÃO SABE...TUDO BEM...+ NÃO POSTA COISA ERRADA NÃO...UMA VEZ UMA AMIGA ME DISSE Q A MÃE DE SANTO DEU UM BANHO DE CACHAÇA NELA, ELA SENDO DE OSAALÀ....ME POUPE NÉ? CACHAÇA...CARVÃO...DENDÊ É UWO DE QQ ORISÀ FUNFUN! BJKSSSSSSSSSSSS
ExcluirSiri e caranguejo não devem ser servidos à nenhum orixá, é quizila de barracão. Porém, adorei as receitas. Devem ficar ótimas para servir em um jantar.
ResponderExcluirGostei da receita e também do Nome de Iemanjá não quer dizer que é para;é ótima parabéns
ResponderExcluirOi meu povo de axe.
ResponderExcluirCada casa um caso.
Quem sabe o poder e o segredo de um Obi.
Não necessitamos de mais nada.
Omi ,Obi e as folhas.
Não precisa de mais nada, claro com exceção de alguns orixas.
Mas para Iemanjá...
Sempre.
Bem o que eu li são receitas para oferecer a yemanja e outras para se degustá pois ninguém é doido de dar caranguejo ou sardinha para o Orixa.
ResponderExcluirBem seria melhor a pessoa na qual escreveu tais receitas comunicasse a diferença.
Sardinha e siri pra lyemoja... Tão de brincadeira né...
ResponderExcluirBom dia à todos! Estamos num momento tão conturbado... penso que ao criticar, deveria alertar. Entender que abian, deve se ensinar. Para um jantar, os pratos, aos olhos são lindos e ao paladar, saborosíssimo.
ResponderExcluirFeliz Natal e Boas Entradas!
Siri e sardinha ???
ResponderExcluirNunca vi , kisila na certa .
Acredito que: se o time está ganhando, não mude por causa de opiniões. Tudo que é oferecido aos orixás de coração, é aceito. Principalmente pelos leigos. Os orixás conhecem cada coração.
ResponderExcluirSardinha e siri???? É um brincalhão!!! Só falta ele postar oferecer mel de abelha a Oxossi!!! Pqp
ResponderExcluirAcho que nossos irmãos em fé que aqui criticam tanto o axé alheio e são os donos da verdade absoluta do Orixá, deveriam fazer uma peregrinação realmente necessária.
ResponderExcluirEles precisam ensinar os nigerianos, haitianos, uruguaios, cubanos, sobre seus erros nos cultos dos orixás, afinal de contas, pelo que eu entendi orixá de verdade só se cultua no Brasil, inclusive com receitas e ingredientes que só existem no Brasil.
Já vi receitas de comidas de orixás que deixaram os filhos de santo realmente revoltados, praticadas na Argentina, Cuba e etc, acho que precisamos sim, de uma cartilha, para ensinar, esses hereges de além fronteiras a cultuar os orixás como fazemos.
Ou... Aprendemos uma lição de respeito e perguntamos para os nossos queridos Pretos Velhos, porque isso acontece.