Motumbá para quem é de Motumbá. Kolofé para quem é de Kolofé. Saravá para quem é de Saravá. Bom dia.
Aqui estamos novamente, mesmo sendo dia de OXÓSSI, nesta quinta-feira, que já começa digamos bem quente. Mas cheios de amor e dedicação para passar para todos vocês esta grande graça que é conhecer a cada dia que passa um pouco mais sobre esta ORIXÁ DAS ÁGUAS DOCES. SENHORA DOS ENCANTAMENTOS. E que entre suas idas e vindas, com grandes mistérios dentro de toda sua MITOLOGIA.
É válido lembrar que OXUM, assim como seu filho, LOGUN-EDÉ (que vamos estudar mais pra frente) é um ORIXÁ, que além de possuir sua beleza própria e encantadora é cheia de SEGREDOS. Segredos estes, que muitas vezes a fazem confundir com outros ORIXÁS, como no caso de OPARA (qualidade de oxum) muitas vezes confundida com IANSÃ (OYÁ). Ocasionando assim grandes desavenças, quanto aos seus estudos.
Mas entre todas as ditas: "DESAVENÇAS", hoje vim partilhar com todos vocês: amigos(as), seguidores (as) e até aos visitantes, uma realidade que acontece sim algumas vezes nos XIRÊS, ou certas festas exclusivamente dedicadas à ORIXÁ DAS ÁGUAS DOCES, e que ao meu ponto de vista é bom termos um pouco deste conhecimento para não se falar besteiras por ai.
A Grande desavença
É de nosso conhecimento que "OXUM, IANSÃ E OBÁ" eram esposas de Xangô. E isto é fato!
Muitos dizem que Oxum enganou Obá e a induziu a cortar a orelha e colocá-la no amalá de Xangô, criando, com isso, uma grande desavença entre ambas. Conforme encontramos esta realidade na MITOLOGIA DOS ORIXÁS, sendo esta uma das lendas mais conhecidas de OXUM. Mas, pensa-se que Obá apenas cortou sua orelha para provar seu amor a Xangô. Muitos difundiram este mito porque Oxum é a orixá da beleza e da juventude, ao passo que Obá tem mais idade e protege as mulheres dignas, idosas e necessitadas, além de trabalhar com Nanã.
Portanto, Quem afirmar que há uma desavença entre Oxum e Obá e que esta é a menos amada por Xangô está totalmente enganado, porque Obá é aquela mulher que fica ao lado do marido e que mais recebe o amor dele.
Quanto ao fato de algumas qualidades lutarem entre si, não é por causa da "desavença", que nem é verdadeira, e sim porque as qualidades fazem uma representação de conflitos e guerras do tempo em que tais qualidades estavam na Terra.
Do mesmo jeito que, se houver uma qualidade de Iansã que, quando viveu na Terra, teve uma guerra com Ogum, quando ambos incorporarem, representarão uma luta entre si, para mostrar que possuíam certa desavença, e um pouco da história do mundo. Vale lembrar que estamos falando dos ORIXÁS OBÁ E OXUM, e não de suas qualidades (caminhos).
Os orixás tiveram uma história aqui na Terra, e as qualidades, outra. Então, se Iansã tiver um conflito com Ogum, não podemos dizer que a Iansã (ORIXÁ) tem conflito com o Ogum (ORIXÁ), porque quem tem a desavença são suas qualidades, e não os orixás entre si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.