Depois de mortos, passaram a surgir em lugares adequados, principalmente para se manifestarem. Ao se incorporarem, trazem os Pretos-Velhos os sinais característicos das tribos a que pertenciam. Os Pretos-velhos são nossos Guias ou Protetores, mas no Candomblé, são considerados Eguns (almas desencarnadas), e decorrente disso, só têm fio de conta (Guia) na Umbanda. Usam branco ou preto e branco. Essas cores são usadas porque, sendo os Pretos-Velhos almas de escravos, lembram que eles só podiam andar de branco ou xadrez preto e branco, em sua maioria. Temos também a Guia de lágrima de Nossa Senhora, semente cinza com uma palha dentro. Essa Guia vem dos tempos dos cativeiros, porque era o material mais fácil de se encontrar na época dos escravos, cuja planta era encontrada em quase todos os lugares. O dia em que a Umbanda homenageia os Pretos-Velhos é 13 de maio, que é a data em que foi assinada a Lei Áurea (libertação dos escravos). |
NOMES DOS PRETOS-VELHOS |
Há muita controvérsia sobre o fato de o nome do Preto-Velho ser uma miscelânea de palavras portuguesas e africanas. Voltemos ao passado, na época que cognominamos "A Idade das Trevas" no Brasil, dos feitores e senhores, senzalas e quilombos, sendo os senhores feudais brasileiros católicos ferrenhos (devido à influência portuguesa) não permitiam a seus escravos a liberdade de culto. Eram obrigados a aprender e praticar os dogmas religiosos dos amos. Porém eles seguiram a velha norma: contra a força não há resistência, só a inteligência vence. Faziam seus rituais às ocultas, deixando que os déspotas em miniatura acreditassem estar eles doutrinados para o catolicismo, cujas cerimônias assistiam forçados. As crianças escravas recém-nascidas, na época, eram batizadas duas vezes. A primeira, ocultamente, na nação a que pertenciam seus pais, recebendo o nome de acordo com a seita. A segunda vez, na pia batismal católica, sendo esta obrigatória e nela a criança recebia o primeiro nome dado pelo seu senhor, sendo o sobrenome composto de cognome ganho pela Fazenda onde nascera (Ex.: Antônio da Coroa Grande), ou então da região africana de onde vieram (Ex.: Joaquim D'Angola). O termo "Velho", "Vovô" e "Vovó" é para sinalizar sua experiência, pois quando pensamos em alguém mais velho, como um vovô ou uma vovó subentendemos que essa pessoa já tenha vivido mais tempo, adquirindo assim sabedoria, paciência, compreensão. É baseado nesses fatores que as pessoas mais velhas aconselham. No mundo espiritual é bastante semelhante, a grande característica dessa linha é o conselho. É devido a esse fator que carinhosamente dizemos que são os "Psicólogos da Umbanda". Eis aqui, como exemplo, o nome de alguns Pretos-Velhos: Pai Cambinda (ou Cambina), Pai Roberto, Pai Cipriano, Pai João ,Pai Congo, Pai José D'Angola, Pai Benguela, Pai Jerônimo, Pai Francisco, Pai Guiné, Pai Joaquim, Pai Antônio, Pai Serafim, Pai Firmino D'Angola, Pai Serapião, Pai Fabrício das Almas, Pai Benedito, Pai Julião, Pai Jobim, Pai Jobá, Pai Jacó, Pai Caetano, Pai Tomaz, Pai Tomé, Pai Malaquias, Pai Dindó, Vovó Maria Conga, Vovó Manuela, Vovó Chica, Vovó Cambinda (ou Cambina), Vovó Ana, Vovó Maria Redonda, Vovó Catarina, Vovó Luiza, Vovó Rita, Vovó Gabriela, Vovó Quitéria, Vovó Mariana, Vovó Maria da Serra, Vovó Maria de Minas, Vovó Rosa da Bahia, Vovó Maria do Rosário, Vovó Benedita. Obs: Normalmente os Pretos-Velhos tratados por Vovô ou Vovó são mais “velhos” do que aqueles tratados por Pai, Mãe, Tio ou Tia). ATRIBUIÇÕES Com seus cachimbos, fala pausada, tranqüilidade nos gestos, eles escutam e ajudam àqueles que necessitam, independentes de sua cor, idade, sexo e de religião. São extremamente pacientes com os seus filhos e, como poucos, sabem incutir-lhes os conceitos de karma e ensinar-lhes resignação. Não se pode dizer que em sua totalidade esses espíritos são diretamente os mesmos Pretos-Velhos da escravidão. Pois, no processo cíclico da reencarnação passaram por muitas vidas anteriores foram: negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres, iluminados, e outros. Mas, para ajudar aqueles que necessitam escolheram ou foram escolhidos para voltar a terra em forma incorporada de Preto-Velho. Outros, nem negros foram, mas escolheram como missão voltar nessa pseudo-forma. Outros foram até mesmo Exus, que evoluíram e tomaram as formas de um Pretos-Velhos. Este comentário pode deixar algumas pessoas, do culto e fora dele, meio confusas: "então o Preto-Velho não é um Preto-Velho, ou é, ou o que acontece???". Esses espíritos assumem esta forma com o objetivo de manter uma perfeita comunicação com aqueles que os vão procurar em busca de ajuda. O espírito que evoluiu tem a capacidade de assumir qualquer forma, pois ele é energia viva e conduzente de luz, a forma é apenas uma conseqüência do que eles tenham que fazer na terra. Esses espíritos podem se apresentar, por exemplo, em lugares como um médico e em outros como um Preto-Velho ou até mesmo um caboclo ou exu. Tudo isso vai de acordo com o seu trabalho, sua missão. Não é uma forma de enganar ou má fé com relação àqueles que acreditam, muito pelo contrário, quando se conversa sinceramente, eles mesmos nos dizem quem são, caso tenham autorização. Por isso, se você for falar com um Preto-Velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas, como em um passe de mágica, entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo. Para muitos os Pretos-Velhos são conselheiros mostrando a vida e seus caminhos; para outros, são pisicólogos, amigos, confidentes, mentores espirituais; para outros, são os exorcistas que lutam com suas mirongas, banhos de ervas, pontos de fogo, pontos riscados e outros, apoiados pelos exus desfazendo trabalhos. Também combatem as forças negativas (o mal), espíritos obssessores e kiumbas. MENSAGEM DOS PRETOS-VELHOS Certa vez, em um centro do interior de Minas, uma senhora consultando-se com um Preto-Velho comentou que ficava muito triste ao ver no terreiro pessoas unicamente interessadas em resolver seus problemas particulares de cunho material, usando os trabalhos de Umbanda sem pensar no próximo e, só retornavam ao terreiro, quando estavam com outros problemas. O Preto-Velho deu uma baforada com seu cachimbo e respondeu tranquilamente: "Sabe filha, essas pessoas preocupadas consigo próprias, são escravas do egoísmo. Procuramos ajudá-las, resolvendo seus problemas; mas, aquelas que podem ser aproveitadas, depois de algum tempo, sem que percebam, estarão vestidas de roupa branca, descalças, fazendo parte do terreiro. Muitas pessoas vem aqui buscar lã e saem tosqueadas; acabam nos ajudando nos trabalhos de caridade". Os Pretos-Velhos levam a força de Deus (Zambi) a todos que queiram aprender e encontrar uma fé. Sem ver a quem, sem julgar, ou colocando pecados. Mostrando que o amor a Deus, o respeito ao próximo e a si mesmo, o amor próprio, a força de vontade e encarar o ciclo da reencarnação podem aliviar os sofrimentos do karma e elevar o espírito para a luz divina. Fazendo com que as pessoas entendam e encarem seus problemas e procurem suas soluções da melhor maneira possível dentro da lei do dharma e da causa e efeito. Eles aliviam o fardo espiritual de cada pessoa fazendo com que ela se fortaleça espiritualmente. Se a pessoa se fortalece e cresce consegue carregar mais comodamente o peso de seus sofrimentos. Ao passo que se ela se entrega ao sofrimento e ao desespero enfraquece e sucumbe por terra pelo peso que carrega. Então cada um pode fazer com que seu sofrimento diminua ou aumente de acordo como encare seu destino e os acontecimentos de sua vida: "Cada um colherá aquilo que plantou. Se tu plantaste vento colherás tempestade. Mas, se tu entenderes que com luta o sofrimento pode tornar-se alegria vereis que deveis tomar consciência do que foste teu passado aprendendo com teus erros e visando o crescimento e a felicidade do futuro. Não sejais egoísta, aquilo que te fores ensinado passai aos outros e aquilo que recebeste de graça, de graça tu darás. Porque só no amor, na caridade e na fé é que tu podeis encontrar o teu caminho interior, a luz e DEUS" (Pai Cipriano). |
CARACTERÍSTICAS: Linha e Irradiação Todos os Pretos-Velhos vem na linha de Obaluaiê, mas cada um vem na irradiação de um Orixá diferente. Fios de Contas (Guias) Muitos dos Pretos-Velhos Gostam de Guias com Contas de Rosário de Nossa Senhora, alguns misturam favas e colocam Cruzes ou Figas feitas de Guiné ou Arruda. Roupas Preta e branca; carijó (xadrez preto e branco). As Pretas-Velhas às vezes usam lenços na cabeça e/ou batas; e os Pretos-Velhos às vezes usam chapéu de palha. Bebida Café preto, vinho tinto, vinho moscatel, cachaça com mel (às vezes misturam ervas, sal, alho e outros elementos na bebida). Dia da semana: Segunda-feira Chakra atuante: básico ou sacro Planeta regente: Saturno Cor representativa: preto e branco; Saudação: Cacurucaia (Deve sempre ser respondida com “Adorei as Almas”) Fumo: cachimbos ou cigarros de palha. Obs: Os Pretos-Velhos às vezes usam bengalas ou cajados. COZINHA RITUALÍSTICA Tutu de feijão preto Mingau das almas É um mingau feito de maizena e leite de vaca (às vezes com leite de coco), sem açúcar ou sal, colocado emtigela de louça branca. É comum colocar-se uma cruz feita de fitas pretas sobre esse mingau, antes de entregá-lo na natureza. Bolinhos de tapioca Os bolinhos de tapioca são feitos colocando-se a tapioca de molho em água quente (ou leite de coco, se preferir), de modo a inchar. Quando inchado, enrole os bolinhos em forma de croquete e passe-os em farinha de mesa crua. Asse na grelha. Colocar os bolinhos em prato de louça branca podendo acrescentar arruda, rapadura, fumo de rolo, etc. Obs: Nas sessões festivas de Pretos-Velhos, é usual servir a tradicional feijoada completa, feita de feijão preto, miúdos e carne salgada de boi, acompanhada de couve à mineira e farofa. FORMAS INCORPORATIVAS E ESPECIALIDADE DOS PRETOS-VELHOS Sua forma de incorporação é compacta, sem dançar ou pular muito. A vibração começa com um "peso" nas costas e uma inclinação de tronco para frente, e os pés fixados no chão. Se locomovem apenas quando incorporam para as saudações necessárias (atabaque, gongá, etc...) e depois sentam e praticam sua caridade (Podemos encontrar alguns que se mantém em pé). É possível ver Pretos-Velhos dançando, mais esse dançando é sutíl, e apenas com movimentos dos ombros quando sentados. Essa simplicidade se expande, tanto na sua maneira de ser e de falar. Usam vocabulário simples, sem palavras rebuscadas. A linha é um todo, com suas características gerais, ditas acima, mas diferenças ocorrem porque os Pretos- Velhos são trabalhadores de orixás e trazem para sua forma de trabalho a essência da irradiação do Orixá para quem eles trabalham. Essas diferenças são evidenciadas na incorporação e também na maneira de trabalhar e especialidade deles. Para exemplificar, separaremos abaixo por Orixás: Pretos-Velhos De Ogum São mais rápidos na sua forma incorporativa e sem muita paciência com o médium e as vezes com outras pessoas que estão cambonando e até consulentes. São diretos na sua maneira de falar, não enfeitam muito suas mensagens, as vezes parece que estão brigando, para dar mesmo o efeito de "choque", mais são no fundo extremamente bondosos tanto para com seu médium e para as outras pessoas. São especialistas em consultas encorajadoras, ou seja, encorajando e dando segurança para aqueles indecisos e "medrosos". É fácil pensar nessa característica pois Ogum é um Orixá considerado corajoso. Pretos-Velhos De Oxum São mais lentos na forma de incorporar e até falar. Passam para o médium uma serenidade inconfundível. Não são tão diretos para falar, enfeitam o máximo a conversa para que uma verdade dolorosa possa ser escutada de forma mais amena, pois a finalidade não é "chocar" e sim, fazer com que a pessoa reflita sobre o assunto que está sendo falado. São especialistas em reflexão, nunca se sai de uma consulta de um Preto-Velho de Oxum sem um minuto que seja de pensamento interior. As vezes é comum sair até mais confuso do que quando entrou, mas é necessário para a evolução daquela pessoa. Pretos-Velhos De Xangô Sua incorporação é rápida como as de Ogum. Assim como os caboclos de Xangô, trabalham para causas de prosperidade sólida, bens como casa própria, processo na justiça e realizações profissionais. Passam seriedade em cada palavra dita. Cobram bastante de seus médiuns e consulentes. Pretos-Velhos De Iansã São rápidos na sua forma de incorporar e falar. Assim como os de Ogum, não possuem também muita paciência para com as pessoas. Essa rapidez é facilmente entendida, pela força da natureza que os rege, e é essa mesma força lhes permite uma grande variedade de assuntos com os quais ele trata, devido a diversidade que existe dentro desse único Orixá. Geralmente suas consultas são de impacto, trazendo mudança rápida de pensamento para a pessoa. São especialistas também em ensinar diretrizes para alcançar objetivos, seja pessoal, profissional ou até espiritual. Entretanto, é bom lembrar que sua maior função é o descarrego. É limpar o ambiente, o consulente e demais médiuns do terreiro, de eguns ou espíritos de parentes e amigos que já se foram, e que ainda não se conformaram com a partida permanecendo muito próximos dessas pessoas. Pretos-Velhos De Oxossi São os mais brincalhões, suas incorporações são alegres e um pouco rápidas. Esses Pretos-Velhos geralmente falam com várias pessoas ao mesmo tempo. Possuem uma especialidade: A de receitar remédios naturais, para o corpo e a alma, assim como emplastros, banhos e compressas, defumadores, chás, etc... São verdadeiros químicos em seus tocos. - Afinal não podiam ser diferentes, pois são alunos do maior "químico" - Oxossi. Pretos-Velhos De Nanã São raros, sua maneira de incorporação é de forma mais envelhecida ainda. Lenta e muito pesada. Enfatizando ainda mais a idade avançada. Falam rígido, com seriedade profunda. Não brincam nas suas consultas e prezam sempre o respeito, tanto do médium quanto do consulente, e pessoas a volta como: cambonos e pessoas do terreiro em geral e principalmente do pai ou da mãe de santo. Cobram muito do seu médium, não admitem roupas curtas ou transparentes. Seu julgamento é severo. Não admite injustiça. Costumam se afastar dos médiuns que consideram de "moral fraca". Mais prezam demais a gratidão, de uma forma geral. Podem optar por ficar numa casa, se seu médium quiser sair, se julgar que a casa é boa, digna e honrada. É difícil a relação com esses guias, principalmente quanto há discordância, ou seja, não são muito abertos a negociação no momento da consulta. São especialistas em conselhos que formem moral, e entendimento do nosso karma, pois isso sem dúvida é a sua função. Atuam também como os de Inhasã e Obaluaiê, conduzindo Eguns. Pretos-Velhos De Obaluaiê São simples em sua forma de incorporar e falar. Exigem muito de seus médiuns, tanto na postura quanto na moral. Defendem quem é certo ou quem está certo, independente de quem seja, mesmo que para isso ganhem a antipatia dos outros. Agarram-se a seus "filhos" com total dedicação e carinho, não deixando no entanto de cobrar e corrigir também. Pois entendem que a correção é uma forma de amar. Devido a elevação e a antiguidade do Orixá para o qual eles trabalham, acabam transformando suas consultas em conselhos totalmente diferenciados dos demais Pretos-Velhos. Ou seja, se adaptam a qualquer assunto e falam deles exatamente com a precisão do momento. Como trabalha para Obaluaiê, e este é o "dono das almas", esses Pretos-Velhos são geralmente chefes de linha e assim explica-se a facilidade para trabalhar para vários assuntos. Sua "visão" é de longo alcance para diversos assuntos, tornando-os capazes de traçar projetos distantes e longos para seus consulentes. Tanto pessoal como profissional e até espiritual. Assim exigem também fiel cumprimento de suas normas, para que seus projetos não saiam errado, para tanto, os filhos que os seguem, devem fazer passo a passo tudo que lhes for pedido, apenas confiando nesses Pretos-Velhos. Gostam de contar histórias para enriquecer de conhecimento o médium e as pessoas a volta. Pretos-Velhos De Yemanjá São belos em suas incorporações, contudo mantendo uma enorme simplicidade. Sua fala é doce e meiga. Sua especialidade maior é sem dúvida os conselhos sobre laços espirituais e familiares. Gostam também de trabalhar para fertilidade de um modo geral, e especialmente para as mulheres que desejam engravidar. Utilizando o movimento das ondas do mar, são excelentes para descarregos e passes. Pretos-Velhos De Oxalá São bastante lentos na forma de incorporar, tornam-se belos principalmente pela simplicidade contida em seus gestos. Raramente dão consulta, sua maior especialidade é dirigir e instruir os demais Pretos-Velhos. Cobram bastante de seus médiuns, principalmente no que diz respeito a prática de caridade, bom comportamento moral dentro e fora do terreiro, ausência de vícios, humildade; enfim o cultivo das virtudes mais elevadas. |
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sábado, 28 de abril de 2012
FORMAÇÃO DA FALANGE DOS PRETOS-VELHOS NA UMBANDA
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Gostei sim, muito esclarecedora!!!!
ResponderExcluirMuito obrigada!!!!
Motumbá para quem é de motumbá e Saravá para quem é de Saravá. Querida irmã Bruna Lemos, ficamos imensamente felizes em ver que nosso BLOG, através das colocações e sugestões de nosso COORDENADOR Pedro Manuel T'Ogum, tem podido lhe ajudar. E como vimos deve ter sido bem esclarecedora como você mesma diz. Pois esta é nossa meta, postar aqui somente o que é certo e válido. Esperamos que continue visitando nosso BLOG e deixando aqui sempre seu comentário. Que Ogum e Oxaguian, abençõem.
ExcluirOla motumbá, sarava, cheguei neste blog e me deparei com boas informações e esclarecimentos, que continuem assim, levando vossos conhecimentos através deste canal, que pai Oxalá abençoe vossos trabalhos.
ExcluirMotumbá e meu Saravá Marcelo Passos. Ficamos felizes por estar gostando e vai ficar ainda melhor. Continue participando.
ExcluirGostei muito, agradecida, se vcs puderem, poderiam colocar todos os nomes de pretos velhos, principalmente os que quase nao vemos em terreiros, em especial gostaria de saber se tem vovo Maria mironga, ou mirongueira, obrigada, fiquem com Oxala, Axe.
ExcluirBom dia... axé a todosvocês estão de parabéns eu como sou iniciante na umbanda estou muito feliz pelos esclarecimentos e da forma simples e humilde que vocês colocaram para que possamos entender analisar refletir e desenvolver isso em nossos trabalhos eu agradeço muito sobre esse texto vocês são maravilhosos e super profissionais
ExcluirOlá!
ExcluirComo trabalha a vovó Catarina ? O que ela faz ?
Muito bom! Adorei as almas! Salve todos pretinhos e pretinhas!
ResponderExcluirMotumbá ou Saravá, como melhor lhe couber, querido amigo Cadú. Ficamos felizes que nossa postagem tenha servido para seu crescimento espíritual. Continue acompanhando nosso BLOG e nunca deixe de participar através de seus comentários.
ExcluirVovó catarifa africana falange do vale do amanhecer
ExcluirRcebo uma preta velha, que deu seu nome como Candida(mãe).
ResponderExcluirSou filha de Iansã, li que as incorporações dos filhos de Iansã são muito rapidas, essa preta que recebo é realmente muito rapida não fica parada, anda rapido e benze muito.Isso é possivel?
Bom dia meu ou minha irmão ou irmã anonimo(a). Meus respeitos e meus agradecimentos por seu comentário aqui nesta postagem. Muito me alegro em você partilhar um pouco conosco sobre a realidade de sua PRETA VELHA, Mãe Candida, a qual possui de fato uma história linda e um vasto conhecimento em passes de cura principalmente.
ExcluirMas achei interessante você adentrar seu comentário quanto a rapidez de incorporação nesta entidade, pois de fato as entidades de Iansã, costumam sim ser rápidas nesta realidade. Mas fiquei meio que preocupado, quanto a rapidez dela andar e benzer muito. Pois como todos os pretos velhos, Mãe Candida é uma Senhora centenária a qual exibe sim uma certa força fisica apesar da idade espiritual, mas não anda de forma tão rápida assim.
Quanto aos critérios de seus benzimentos, ela é bem prática e sistemática. Mas além de benzer pelo que tenho acompanhado desta entidade e de conhecimento todo benzimento vem sempre acompanhado de algum ensinamento dela e isso deve ser exercido. Acho interessante você conversar com sua zeladora de santo ou zelador para ver se ela não estaria precisando de uma certa doutrinação, quanto ao método de atendimento.
Mesmo assim, agradeço seu carinho por nós e por sua preta velha que ela nos abençõe. Adorei as almas.
Minha preta velha deu nome de Vó Dulce mas não conheço sua história. Vc sabe?
ResponderExcluirMotumbá Thays e meu Saravá. Então, muitas das entidades, se apresentam com vários nomes. Uns são radiações de alguma linha de trabalho decorrente de algum MESTRE, na realidade não é de meu conhecimento tal nome. Porém não estou dizendo que não exista. Podemos sim claro buscar informações para te passar.
Excluirminha preta velha é vovó maria baiana mas nao encontrei nada falando sobre ela vc saberia alguma coisa? desde já agradeço.
ResponderExcluirOla Raíza Martins, meu Saravá e meu Motumbá. Bem, podemos ver isto sim baseado sobre qual seria o seu Orixá de Ori, para podermos identificar o ramo de trabalho. Como respondemos acima, algumas entidades se apresentam com vários nomes, porém atuando de acordo com a/o MESTRE a quem servem.
Excluirtenho uma preta velha maravilhosa e se chama vovó Madalena das Cacheiras, gostaria se vc poderia me contar alguma coisa da sua historia, apesar dela ja ter me levado até o lugar onde fica, amo demais minha vovozinha.
ResponderExcluirOlá boa tarde! A minha preta velha deu o nome de vovó Lucinda do Cruzeiro, você conhece ou já ouviu falar?
ResponderExcluirse fosse dar um presente para vovo cambinda qual
ResponderExcluirseria o mais certo
Bom querido/a amigo/a Anonimo. A comida preferida de qualquer PRETO VELHO é um bom Tutu de feijão. Então acho que por este caminho, já seria um bom começo.
ExcluirVovó Madalena e Preto Velho sempre me ajudando......
ResponderExcluirEstou muito feliz com os esclarecimentos , obrigada !
ResponderExcluirSaravá Biju ferrreira dias, ficamos felizes em saber que estas feliz. A proposta do Blog é justamente isto.
Excluirobrigada por esclarecer algumas duvidas ,gostei.
ResponderExcluirparabéns
VOVÓ MADALENA VEM NA LINHA DE QUAL ORIXÁ ?
ResponderExcluirAGRADECIDO
Motumbá Escudo, e meu Saravá. Bem ampla sua questão. Pois a partir do momento que vc souber o ORIXÁ dono do seu Ori, fica mais fácil, sabermos a linha que esta Vovó Madalena pode estar vindo. Aguardamos um contato.
ExcluirPARABENS
ResponderExcluirBoa noite antes eu recebia um preto velho chamado pai benedito. Ha uma semana no centro onde participo da corrente recebi uma preta velha . Mais la ela não falou o nome so que depois recebi uma mensagem com o nome de Maria joaquina. Pide isso trabalhar com dois claro q não no mesmo dia? Obrigado
ResponderExcluirOla Patricia Anastacio Castanheirapatricia, meu saravá pra ti. Olha de fato, trabalhar com duas entidades, sendo energias diferentes, é meio difícil, trabalhar com os dois no mesmo dia. Antes trabalhar com um num dia e com o outro em outra realidade de encontro religioso. Quanto ao fato de naõ ter dito o nome, não te preocupes com isto, logo ela se apresentará pra ti e iras conheçer seu ramo de atuação. SAúde e sorte pra ti.
ExcluirBoa noite antes eu recebia um preto velho chamado pai benedito. Ha uma semana no centro onde participo da corrente recebi uma preta velha . Mais la ela não falou o nome so que depois recebi uma mensagem com o nome de Maria joaquina. Pide isso trabalhar com dois claro q não no mesmo dia? Obrigado
ResponderExcluircoomo saber se o preto velho é de yemanja?
ResponderExcluirMeu amigo ganhou um preto velho ele esta carregando uma mala ou algo parecido vc poderia mim dizer o significado obrigado
ResponderExcluirOla Adilson Andrade, meu Motumbá. Esse termo "ganhou", seria referente a alguma imagem? Pois ficou confuso esta questão. Quanto ao carregar alguma mala ou algo parecido, se puder anexar uma foto do que se trata para podermos identificarmos a questão ficaria muito mais fácil.
ExcluirEu recebo minha pretinha candida (vo)
ResponderExcluirTENHO A MAE MADALENA DA BAHIA EM MINHA VIDA DESDE OS 12ANOS DE IDADE SEMPRE FOI MINHA MENTIRA DOTADA DE GRANDE SABEDORIA A QUAL NESTA IDADE NEM SABIA O QUE ERA VIDA,HJE COM 42 ANOS AGRADECO MUITO A ELA POIS ESTA DEIXANDO UM LEGADO NOEU DESTINO QUEM CONHECA LA OU OUVIU FALAR DEIXE COMENTARIO POIS ATE HJE SONHO EM CONHECE LA EM OUTRO CAVALO PRETA VELHA QUE MORREU JOVEM ENVIADA DE OXOSSI !OBRIGADO
ResponderExcluirEu sou de Iansã, e minha preta velha é a Vovó Baiana. Vc poderia me dizer mais sobre ela.????
ResponderExcluirSalve as almas!!!! Eu adorei as almas....
ResponderExcluirSaravá Jorge Olimpio, ficamos felizes por seu comentário.
ExcluirSaravá aos Preto velhos!
ResponderExcluira postagem foi muito esclarecedora e de grande conhecimento, mas tenho uma dúvida, é possível eu ter uma preta velha na linha de outro Orixá sendo eu de Yansã?
Motumbá Andrea Dantas, visando exclarecer sua dúvida, podemos dizer que sim. Você pode sim ser de Yansã, em seu Ori, porém jamais devera esquecer que tens um ODU, tens ancestralidade, tens enrredo. Então claramente pode sim uma entidade vir responder na linhagem de outro Orixá sim.
ExcluirMinha preta velha chama vovó juventina da Bahia mais tbm não achei nada sobre ela
ExcluirVoce já conseguiu alguma informação. Também incorporo essa vovo mas não sei nem mesmo qual o orixá .
ExcluirSaravá aos Preto velhos!
ResponderExcluira postagem foi muito esclarecedora e de grande conhecimento, mas tenho uma dúvida, é possível eu ter uma preta velha na linha de outro Orixá sendo eu de Yansã?
Andrea Dantas, favor verificar resposta acima. Grato.
Excluirem uma seçao o nome que foi me passado do meu preto véio é moisés,por favor gostaria de saber mais sobre esse amigo
ResponderExcluirwlademir faria
Meu amado amigo Wlademir Faria (Unknown), veja bem para tal resposta. Não é coerente apontarmos caminhos sem um bom jogo de búzios ou tarot para verificarmos quem seria o dono de seu Ori, bem como qual a linha de trabalho que ele possa vir atuando. Sabemos que Pai Moisés, vem muito pela linhagem de Xangô. Mas para afirmarmos isto em sua vida só apos identificarmos o dono de sua cabeça.
ExcluirMuito bom o conteudo, parabens..
ResponderExcluirCaros irmãos quero parabeniza -los pelos ensinamentos aqui descritos...aproveitando a oportunidade se possível gostaria de tirar uma duvida...Conforme o texto acima cada preto velho esta ligado a um orixá, a MÃE MENININHA esta ligada a qual orixá? Gratidão pela oportunidade.Ass
ResponderExcluirMotumbá amigo/a. Bom vamos la Mãe Menininha, foi uma das maiores personalidades religiosas, dentro da realidade do Candomblé. Onde temos o maior respeito por tal personalidade. Desta forma, não é de nosso conhecimento alguma entidade utilizando esta descrição como nome. Grato.
ExcluirCaros irmãos quero parabeniza -los pelos ensinamentos aqui descritos...aproveitando a oportunidade se possível gostaria de tirar uma duvida...Conforme o texto acima cada preto velho esta ligado a um orixá, a MÃE MENININHA esta ligada a qual orixá? Gratidão pela oportunidade.Ass
ResponderExcluirFavor verificar a resposta acima.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite Olhos de Oxala. Ja visitei alguns terreiros e fiz consulta com varias entidades diferentes, porem sempre senti que minha energia estava por cima de todos os presentes. As vezes essa energia me faz chorar ao sentir tanta maldade, e tanta falta de compreensao. Minha energia transmite muita humildade. Minha pergunta é: Por qué sinto essa energia tao intensa que me faz pensar que nao posso ser tombado por nenhuma entidade? é como fogo ardente que se apodera de minha aura.
ResponderExcluirEstava vendo as postagens que ao meu vê são muito esclarecedorasvesclarecedoras, vcs do blog estão de parabéns!!!
ResponderExcluirSarava!!!
Corrigindo muito esclarecedoras!
ResponderExcluirRsrs
Bom dia gostaria de saber se tem uma preta velha chamada Maria do Conceição.desde já obrigado axé á todos
ResponderExcluirBoa noite,em qual linha trabalha meu Preto Velho Pai João de Aruanda?
ResponderExcluirOi boa noite motumbá e axé gostaria de saber mais sobre pai Fabrício das almas .Meu pai é Ogum minha mãe é nanã . De qual linha ele vem ou pode ser de outra linha e qual seria . Tenho pesquisado muito sobre ele mais ainda não encontrei a história dele. Desde já agradeço..
ResponderExcluirBoa noite, adorei o artigo,AIS tenho uma duvida, a primeira vez que eu encorporei inha vovó disse qie se chama Madelena, eu estou procurando imagems, orações, e cantos e a história dela mais nao estou achando voces podem me ajudar ?
ResponderExcluirDesde ja agradeço.
Gostaria que me ajudasse a saber o nome da preta velha com quem trabalho, sou filha da Oxum e Xangô. Estou trabalhando num centro a três anos , meu zelador não permite que as entidades falem seu nome, porém ele me diz que a minha preta velha é resadeira. Eu sonho sempre com uma vovó pedindo as guias, eu ainda não tenho guias e ainda não incorporo . As vezes quero me comunicar com ela, mas não sei seu nome.Meu zelador me diz também que filhos de Oxum tem dificuldade de incorporar.
ResponderExcluirGostaria de saber qual o preto velho que responde a oxalá,? Por exemplos seu pena branca vem por oxalá entendeu, agradeço desde já
ResponderExcluirBom dia,
ResponderExcluirJá frequentei alguns centros de umbanda, porém não me senti à vontade em nenhum até o momento. Desde que frequentava kardec eu sinto que preciso desenvolver algo que está dentro de mim. Tenho uma sensibilidade muito grande para pessoas (as que vem com má frequência ou querendo fazer o mal, mesmo que o façam muito futuramente, eu dificilmente me engano. Meu olho "bate" e, quando é para ser, sinto que "não gosto" da pessoa). Vou na semana que vem pela primeira vez em um terreiro de uma babalorixá que cruzou meu caminho de forma despretensiosa e por coincidência. Ela disse, em minutos de conversa, que mesmo eu estando toda de preto (na ocasião em que a conheci) tenho uma Preta Velha que sempre me acompanha (e estava me rodeando bastante no momento em que ela falava) toda de branco e muito velhinha. Você tem como falar mais sobre o assunto? Ou dizer se existe relação de eu usar muito preto e ela estar toda de branco?
A Babalorixá disse que se tivermos o que desenvolver, vamos desenvolver. Fiquei muito feliz pois esta sempre foi minha vontade!
Obrigada, adoro seu blog! Muito esclarecedor e me fez admirar ainda mais esta religiosidade tão linda. Axé!!
Oi, minha preta velha deu o nome de vó maria redonda, ela é muito meiga, traz uma calma e sabe muito sobre as plantas, ela não consegue andar, se utiliza de uma bengala e arrasta os pés. Li que os entendedores de plantas são erradiados por oxossi, más sou filha de ogum e iansa... É possivel ter uma entidade erradiada em outro orixá?
ResponderExcluirparabéns pelo estudo , muito esclarecedor, poderia me dizer quem o chefe da falange dos pretos velhos ?
ResponderExcluirBoa noite gostaria de saber mas sobre a preta velha vovó Maria Quitéria,gos gosta de saber por qual orixa ela vem, não se fala nada sobre ela.
ResponderExcluirTb queria ��
ExcluirBOA noite irmãos queria muito saber a história Vovó zita de Angola.. Desde ja agradeço!
ResponderExcluirBoa noite vc conhece a historia da preta velha vovo zita de Angola vc contar?!
ResponderExcluirParabéns!! Mas gostaria de saber se exise ou se o senhor conhece o Vovô Candido?
ResponderExcluirBoa noite amigo,
ResponderExcluirMeu preto velho se identificou como preto velho da bahia....linhs de Ogum, me pediu pra usar uma guia com as pedras do rosario de n. Senhora e duas figas....ate ai tudo bem
Mas realmente preto velho da nahia nuncs tinha escutado falar, sua sabedoria pode me elucidar este nome
Gostaria de saber a historia da minha preta velha
ResponderExcluirVovó tia Maria preta da Bahia
Quais são as pretas velhas q faz parte da linha de oxum? Axé😊
ResponderExcluirBoa tarde !
ResponderExcluirAdorei as almas !
Adorei o artigo e seu blog.
Eu me batizei tem 9 meses numa casa de umbanda e estou em desenvolvimento ,sou médium de incorporação ,meu preto velho veio bem no início ,porem só a pouco ele revelou seu nome pai benedito das almas .
Gostaria de saber um pouco mais sobre ele .
Meu saravá fraterno e axé.
Saravá, meu caro. Tá com 1 ano que recebo Vó Joaquina, mas não é na Umbanda é no Tambor de Mina, no Maranhão. Sou filho de Oxum. E achei muito interessante o seu texto, bateu muito. Ela é muito doce, gosta de fumar no cachimbo, tomar "água preta" (café forte sem açúcar). Ela quase não dança, anda pouquinho e se senta. Gosta de dar conselhos. Tenho uma amiga que conversa com ela que me disse que nunca entende o que ela fala, porque são reflexões kkk...
ResponderExcluirGostaria de saber sobre a preta velha vo filomena nao a recebi mais ja a vi e no centro que frequento ela ja falou o nome obrigda
ResponderExcluirBoa noite ,
ResponderExcluirGostei muito do seu trabalho...
Muito bonito
Olá, Boa tarde, gostaria de saber a história de vó severina das almas e de qual falange ela é, obrigadoii
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa Tarde
ResponderExcluirFaço grupo de um de estudo. No ultimo quando estava fazendo oração e foi dito os nomes, vi lugar e nele uma preta velha e mencionei para as pessoas do grupo. Me foi perguntado o nome dela e veio para dizer que era Candida. Gostaria de saber um pouco sobre a missão e historia dela. Vocês tem alguma informação sobre ela?
Grata
Meu preto velho é o Vô Venâncio
ResponderExcluirMais sou mulher isso é normal de acontecer?
Bom dia,
ResponderExcluirrecebo uma preta velha que me deu o nome de Jandira e ainda não sei de onde é. Só vi com esse nome cabocla. Existe vovó com esse nome na umbanda?
Também recebi esse nome da minha preta velha, fiquei com a mesma dúvida
ExcluirAlguém sabe a história ou algo sobre a Preta velha Sinhá Moça?
ResponderExcluirPoderiam me ajudar?
Durante minha infância e adolescência, fui taxada de doida, esquizofrênica, boca de praga e tudo o mais que pudesse identificar visões, audições, sonhos, premonições... etc, etc e etc. Camuflei o máximo que pude, também resisti ao chamado da espiritualidade o máximo que pude. Desde outubeo do ano passado, frequento um terreiro de umbanda. Certa feita me chegou uma Preta Velha que não falava. escrevia palavras... e se identificou como Narcisa. O Babá da casa deu passes (creio que foi isso) na minha garganta, tentando fazer a Velha falar... quando a entidade foi embora, quase morro de tanto tossir. lágrimas saiam dos meus olhos... aquela tosse que sufoca. O Preto Velho do Babá mandou que coloca-se mel em ponto específicos do meu corpo e aos poucos fui melhorando, mas fiquei o restante do dia sem poder falar direito. Hoje ela já fala, baixinho e tosse muito, ainda, mas melhorou. Já busquei pesquisar esse nome e não encontrei em lugar algum. Um dos Irmãos da Fé, me chama Preta Velha do Oriente... não sei se é ele brincando ou não. Ainda sou um pouco arredia, posto que não sou um médium inconsciente, e isso me deixa na dúvida, tendo em vista que há quem não acredita em incorporação que não é 100%. Poderia me ajudar?
ResponderExcluirAngelical
ExcluirOlá! Boa noite! Ainda não trabalho com minha preta velha mas ela já deu o nome! Vó Catarina das Almas! Meu Orixá de frente é Omulu! Mas tb tem Ogum Yansã e yemanja ! Gostaria de saber em qual linha ela trabalha! Obrigada desde já! Axé!
ResponderExcluirPor favor alguém me diz sobre a vó Mariana
ResponderExcluirTambém gostaria de saber.
ExcluirOi boa noite.
ResponderExcluirSou de oxum.
A preta velha que me assiste é vovó maria de angola.
Ela é uma preta velha muito calma.
Sua fala é tranquila.
Incorporação bem lenta.
Anda de vagar.
Oi boa noite sou filha de obaloae recebi meu vovô que não deu o nome mais sonhei conversado com pai Francisco das almas será que ele e meu vovo
ResponderExcluirOi boa tarde alguém já ouviu falar da preta velha vovó pretinha
ResponderExcluirBoa tarde, o senhor pode me falar um pouco do preto velho tio Cipriano, e da preta velha tia Catarina. Eu lhe agradeço muito,
ResponderExcluirBoa tarde salve salve a todos os pretos velhusxe pretas velhas .como sei de que linha e meu preto velho .pois uma preta velha que se apresento em mim disse ser vivi Catarina do Cruzeiro.. então ela seria de qual linha. Obrigado paz luz e sabedoria a todos nós.
ResponderExcluirMuito bom todo comentário aprendi muito .parabens
ResponderExcluirOlá , minha preta velha disse que deu nome era vovó Dorinha , fui pesquisar e não encontrei nada sobre . Sou filha de yemanja no ori ...
ResponderExcluirNossa, fui pesuisar sobre a minha e encontrei esta sua frase aqui. Juro que na hora me perguntei se tinha sido eu que havia escrito isto aqui. Porque a minha é exatamente esta. Auxiliadora da cidade de Alcântara do MA, chamada de Vovó Dorinha, ou Dorinha de Alcântara. E coincidentemente ou não, eu também sou filha de Iemanjá! 😍 Yá mi, quanto asé!
ExcluirMinha pretinha deu nome de maria conga de qusl falange ela è?
ResponderExcluirAngelical
ExcluirLembro da época que papai tinha na taberna no interior de antigamente talvez não se fabrique mais dessa bebida pelo menos eu não mais ouvir dizer que ainda exista isto.
ResponderExcluirOlá me chamo Ariana sou de Iansã e minha maravilhosa preta velha é Vovó Madalena, vejo que quase ñ tem historia dela gostaria que falasse um pouco dela.
ResponderExcluirQueridos hermanos reverencias soy Mahuida Draconis y estoy enamorada de la Religión pero de manera Vegan. Muchas Señorias residen en nuestro humilde hogar Exu Pomba Orixa Caboclo Santa Barbara Mae Maria Conga Preta Velha das Almas Ogum Mege San Miguel etc y somos muy felices Gracias Motumba Axe y Sarava
ResponderExcluirNossa muito bom esse blog,me tirou várias dúvidas e aprendi um pouco mas dessa religião maravilhosa 💓
ResponderExcluirOla bom dia,
ResponderExcluirGostaria de saber mais sobra preta velha Maria Cândida,
Oi p todos...Eu tenho a honra de ser afilhada de batismo da Vó Catarina e do Vô João...Hj faço parte do terreiro do Pai Benedito...vejo meus padrinhos toda segunda...os fisícos tb.
ResponderExcluirMinha preta velha é Maria Redonda pode me falar dela
ResponderExcluirMotumba!
ResponderExcluirA minha avó se chama Cambinda da linha de Oxum sabe me dizer o caminho dela? Vejo muitos falando do caminho de Xangô algum alô aí Iansã mas não vejo nada sobre o caminho dos pretos e pretas velhas de oxum