Muito antes do Advento de Jesus de Nazaré, o povo africano já respeitava a Quaresma, porém com um significado totalmente diferente do Cristianismo. Enquanto estes celebram a morte e a ressurreição de Cristo, os africâneres param suas funções e celebram o Olorogún, período em que os Orixás e Voduns entram em guerra contra o mal, para trazer o pão de cada dia para seus filhos.
Na quarta-feira de cinzas, todos os Orixás da casa devem ser vestidos e cada filho oferece a eles suas comidas preferidas, os atabaques são recolhidos, depois de serem lavados com ervas, somente sendo acordados no Sábado de Aleluia. Sendo a forma de fortalecer os Atbaques da casa.
No Sábado de Aleluia Ogun, guerreiro maior do panteão africano, faz a distribuição dos pães, representando a vitória na guerra pela paz.
No Candomblé a Semana Santa representa a Criação do Mundo, por este motivo, neste período seus seguidores devem vestir-se de branco, principalmente na sexta-feira, por ser este o dia em que os Orixás descem do Orún par conhecerem a grande criação de Olorun, executada por Ododuwa.
Na noite de quinta para sexta-feira os seguidores do Candomblé devem se proteger, usando seus contra-eguns, pois nesse dia Yansã está em guerra e não pode conter os eguns que nos rondam. Da mesma forma devemos nos alimentar com comidas brancas, tais como cangica, arroz, arroz doce, acaçás e pães.
Devemos também oferecer esses pratos a Oxalá, em busca de paz e prosperidade.
bem eu achei muito interesante esta teoria da quaresma e acaba que tudo se ve um significado de se fazer ou de existir
ResponderExcluirMotumbá meu querido(a) amigo(a) de nosso Blog Olhos de Oxalá. De fato este texto vem de encontro a muitos questionamentos sobre fé e doutrinas diversas, mas que nos faz perceber suas coligações.
ExcluirDurante esses quarenta dias o que nós filhos de coração devemos fazer?
ResponderExcluirMe considero uma filha de coração pois os orixas abraçaram a mim e a minha família, nos ensinando sempre.
excelente explicação.
ResponderExcluirA QUARESMA SE RESPEITA. PARA TUDO E SÓ VOLTA AO MEIO DIA DA SEXTA-FEIRA SANTA.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMARMOTEIROS INVENTARAM QUE NÃO FAZ PARTE DE FECHAR O BARRACÃO NESSE PERÍODO E A QUARESMA NÃO TEM NADA A VER COM O CANDOBLÉ. SE FECHA E SÓ ABRE SEXTA-FEIRA SANTA MEIO DIA. POR ISSO SE FAZ TUDO ANTES ATÉ A QUARTA-FEIRA DE CINZAS PARA PROTEGER A CASA E OS FILHOS DE SANTO. SE COBRE TUDO DE BRANCO, JOGO, SE GUARDA ATABAQUE E ETC..VÃO ESTUDAR E APRENDER A RESPEITAR ESSA ÉPOCA.
ResponderExcluirVocê poderia me tirar uma dúvida ? Porquê na quaresma tem tanta gira de exu e pombagira ?
ExcluirGostei da informação! Muito útil aos filhos do axé
ResponderExcluirAdorei a explicação.
ResponderExcluirSou nova no candomble e conhecimento ajuda muito...
Adorei a explicação.
ResponderExcluirSou nova no candomble e conhecimento ajuda muito...
Por favo,na semana santa devemos cobrir a imagem da mãe Iemanja e do menino Jesus de praga, sendo que a do menino Jesus foi benzida por um preto velho?
ResponderExcluirPreciso saber se na semana santa se cobre imagem da mãe Iemanja e do menino Jesus de praga sendo que está foi benzida por um preto velho.
ResponderExcluir